Bancadas de Cozinha – Qual material usar?

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Hoje vamos falar um pouco sobre bancadas de cozinha. Se você já definiu o seu projeto, o desenho da sua bancada e agora só falta decidir o material: Granito, mármore ou porcelanato? Qual a diferença entre eles? Qual o mais resistente? E o preço? Muita calma nessa hora gente. Muitas dúvidas né?! Isso porque, nos últimos anos, a cozinha se tornou um espaço mais social, integrada com o restante da casa. Porém cada material tem suas características próprias. Não existe um que seja perfeito ou ideal. A ideia é sempre tirar o máximo de potencial de cada um, de acordo com as necessidades de cada projeto.

O Granito é o mais comum dos três e provavelmente você deve conhecer. Ele é uma pedra natural, duro e resistente. Não absorve água, porem alguns tipos de granito podem manchar com resíduos de gordura, bebidas e produtos de limpeza que são derramados com frequência nas superfícies das bancadas. Na hora da escolha opte pelas cores mais escuras (granitos como o preto absoluto e o marrom absoluto mancham menos), já as cores claras mostram as manchas mais facilmente. Dica: Para garantir a proteção e evitar que manche, o ideal é impermeabilizá-la com os produtos adequados. Entre os três materiais ele é o mais barato.

O Mármore também é uma pedra natural, suas cores são mais homogêneas visualmente e isso faz com que ele seja o mais procurado. É um dos materiais mais tradicionais para revestimento de cozinha, mas seu custo é elevado com relação ao granito. Pelo fato de ser um material poroso, mancha e com mais facilidade. 😦  Para ele também vale a dica de impermeabilizar.

Agora vamos para o queridinho da vez.

O Porcelanato é um produto cerâmico, uma mistura de argila com outros materiais que são prensados com absorção de água menor ou igual a 0,5%. São divididos basicamente em dois grupos: porcelanatos técnicos podem ser polidos ou naturais e os porcelanatos esmaltados podem ser acetinados, rústicos ou polidos. O que isso quer dizer? Que você pode ter uma mancada de mármore fake, linda e super resistente! Não existe pedra mais resistente que o porcelanato. Outra vantagem dele é que você poupa os recursos naturais. É claro que ainda tem, mas é bem menos se comparado com os outros dois materiais. Aí você me pergunta, e os acabamentos? Meia esquadria, 45 graus, recorte para embutir a cuba, dá para fazer? Dá sim!! Precisa ser feito por um bom profissional e o resultado fica maravilhoso. Agora pontos negativos, o tamanho das peças. Hoje já encontramos peças de 80, 90, 120, 180, mas dependo do seu projeto esses tamanhos não serão suficientes e você vai ter que conviver com os recortes. A dica é jogar os recortes entre a área seca e a molhada, ajuda a disfarçar bem. Com relação a valores, você vai encontrar porcelanatos com preços ótimos, mas a mão de obra é mais cara então ele vai fica ali com o mármore. Vamos combinar que é bem complicado trabalhar com o porcelanato que tem entre 8 e 10 mm do que com o mármore e granito que tem 2 – 2,5 cm.

Agora é por na balança forma x função e ver qual se adapta mais no seu projeto. Beijos e até o próximo post! 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s